Agronegócio

Troca-Troca abre cadastro para fornecedores

Empresas que queiram fornecer sementes ao programa têm 15 dias para manifestar o interesse

Está aberto o prazo para a habilitação de empresas que tenham interesse em fornecer sementes de milho e sorgo ao Programa Troca-Troca de Sementes para a safra 2020/2021. O aviso para habilitação foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (17) e prevê prazo de 15 dias para envio das manifestações favoráveis.

“Este é o primeiro passo para o início das ações para operacionalização da safra 2020/2021”, diz o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho. “A partir da habilitação das empresas, poderemos repassar aos agricultores e entidades participantes do Programa Troca-Troca de Sementes quais serão as cultivares disponíveis para essa próxima safra.”

Na última safra, o programa ofereceu 65 cultivares de 12 diferentes empresas para a livre escolha dos produtores. A disponibilidade de cultivares e a liberdade de escolha que o agricultor tem para que possa fazer o cultivo daquela mais apropriada para a sua realidade são premissas básicas do programa e alguns dos principais fatores que justificam sua amplitude em todo Estado.

Na safra 2020/21 que está se iniciando, a Secretaria está trabalhando para a melhoria do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. Nesse processo de habilitação das empresas, será qualificado o portfólio de cultivares, apresentando detalhamento técnico dos materiais, com informações de aptidão e finalidade de uso de cada cultivar, ciclo, tipo de grão, tipo de biotecnologia empregada na semente etc.

“Queremos que o agricultor, por meio de sua entidade e com apoio de assistência técnica de forma direta da Emater, possa optar pelo material com melhores características para o seu sistema de produção e de acordo com as características da sua propriedade”, explica o secretário.

As empresas interessadas deverão enviar a documentação, preferencialmente de forma digital, para o e-mail [email protected] (solicitando confirmação de recebimento) ou então de forma física no prédio da Seapdr, avenida Praia de Belas, 1768, 3º andar - Sala DSP/DAFA, Porto Alegre/RS - CEP 90150-004. Todas as exigências para participar do programa podem ser acessadas em www.agricultura.rs.gov.br

Pró-Milho/RS

A Seapdr lançou este ano o Programa Estadual de Produção e Qualidade de Milho _ Pró-Milho/RS, com o objetivo de coordenar e buscar o sinergismo de ações dos diversos agentes da cadeia produtiva do milho, tais como produtores, cooperativas, cerealistas, indústrias de proteína animal, comerciantes, instituições de ensino, pesquisa, extensão rural e demais instituições públicas e privadas de apoio. A secretaria procura aumentar a produção e a qualidade do milho produzido no Rio Grande do Sul.

Dentro do eixo produção, o Programa Troca-Troca é uma ação direta do Estado na promoção do aumento da área plantada e da produção do cereal. “Estamos buscando aumentar o protagonismo do programa no Estado, retomando patamares de volumes maiores de sacas distribuídas aos agricultores, com uma meta de 200 mil sacas para este ano agrícola e uma maior qualidade nos resultados alcançados”, destaca Covatti Filho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhão com a imagem de São Jorge desfila pelas ruas nesta quinta-feira Anterior

Caminhão com a imagem de São Jorge desfila pelas ruas nesta quinta-feira

Confinamento no Reino Unido deve durar até o fim do ano Próximo

Confinamento no Reino Unido deve durar até o fim do ano

Deixe seu comentário